Brasileiro atribui a longevidade ao consumo de frutas e legumes.
Blog destinado a dicas de culinária, de cultivo em pequenos espaços, aproveitamento alimentar, reciclagem, enfim, um modo diferente de viver em harmonia com a natureza e o meio ambiente. Mantendo a saúde 100% através de uma alimentação saudável, livre de defensivos agricolas (agrotóxicos), de adubos químicos e não se esquecendo dos transgênicos.
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
QUEIJO BOURSIN
QUEIJO BOURSIN
Ingredientes:
2 litros de leite orgânico integral sem ferver
meio copo de yogurte
Yogurteira ou uma panela (ou uma vasilha plástica com tampa).
Coloque o leite sem ferver na yogurteira, juntamente com meio copo de yogurte natural, misture bem, ligue a yogurteira e deixe ficar pelo menos 24 horas.
Depois das 24 horas, deixe na própria vasilha, mais 24 horas na geladeira.
PARA FAZER COM A PANELA OU VASILHA PLÁSTICA -
Coloque o leite sem ferver na PANELA OU VASILHA, juntamente com meio copo de yogurte natural, misture bem, deixe num lugar mais aquecido, se puder cubra com um cobertor pequeno, e pelo menos 24 horas ou mais.
Depois das 24 horas, deixe na própria vasilha, mais 24 horas na geladeira.
O leite com o yogurte, virou uma coalhada síria (NÃO COLOQUE NADA ALÉM DO LEITE E DO YOGURTE).
Tire um pouco e guarde para fazer a próxima coalhada e tampe bem, deixando na geladeira.
Para facilitar, peque uma forma de queijo minas, se não tiver, pode ser uma peneira.
O soro que vai saindo, vou eliminando jogando-o fora.
Aqui a massa da coalhada já está bem sequinha.
Vou tirar e guardar num vasilhame tampado e, guardar para diversos usos.
MANTEIGA CASEIRA ORGÂNICA
MANTEIGA CASEIRA ORGÂNICA
Ingredientes:
creme de leite fresco;
sal a gosto
Coloco o creme de leite fresco gelado na batedeira (pode ser qualquer batedeira), o sal (usei uma colher de café) e bato em baixa velocidade.
Após 1 minuto mais ou menos, o creme estará querendo ficar cremoso
Não pare de bater,
continue batendo
A medida em que vai batendo, ele vai engrossando (ficando mais cremoso)
No ponto abaixo, temos uma manteiga mais leve (pois ela estará com todo o soro ainda e esse soro não precisará ser retirado), prove e veja se gosta. Nessa altura, ela é boa para misturar com temperos, alho, cebolinha verde, o que for de seu gosto e usar
Abaixo continuei batendo, a manteiga começou a ficar bem mais cremosa e amarelinha,
repare que o soro começou a sair
O soro já começou a aparecer no fundo do vasilhame. Escorra o soro e jogue fora.
Bato mais um pouco e mais um pouquinho de soro. Dispenso o soro e dou mais uma batidinha final, para encorporar bem a manteiga, provo o sal, se necessário, coloco mais uma pitada
Prontinho, é só colocar no potinho.
O tempo total para fazer a manteiga varia de 3 a 5 minutos. Geralmente faço em 3 minutos. Uso a batedeira na velocidade baixa, para não sair jogando creme de leite pela cozinha toda.
domingo, 3 de fevereiro de 2013
Agrotóxicos e a Saúde
PESQUISADORES INVESTIGAM A RELAÇÃO
ENTRE O AGROTÓXICO E A SAÚDE
Objetivo é descobrir a incidência de casos de câncer na Chapada do Apodi.
Cientistas alertam sobre os riscos dos produtos para a saúde.
Do Globo Rural
1 comentário
Os agrotóxicos fazem parte hoje do pacote tecnológico usado na maioria das propriedades rurais brasileiras. Com o crescimento da agricultura, na última década, a venda destes produtos no país cresceu 190%, situação que vem preocupando os profissionais da saúde.
A Abrasco, Associação Brasileira de Saúde Coletiva, publicou um dossiê que reúne os resultados de diversas pesquisas feitas em diversas regiões do Brasil avaliando os efeitos dos agrotóxicos sobre o meio ambiente e a saúde das pessoas.
"Nós identificamos agrotóxico em leite materno, em água de chuva, nas urinas dos professores das escolas rurais. De um modo geral, em torno de 30% dos alimentos que o brasileiro consome não estão adequados para consumo humano", explica o biólogo Fernando Carneiro, professor de saúde coletiva da Universidade de Brasília e membro da Abrasco, que reuniu as informações do dossiê.
O dossiê aponta que 14 agrotóxicos vendidos no Brasil já estão proibidos em outros países porque são suspeitos de causar danos neurológicos, mutação de gens e câncer.
Assista ao vídeo com a reportagem completa e conheça uma das pesquisas que fazem parte do dossiê, um trabalho que relaciona o uso de agrotóxicos com a contaminação da água e o aumento do número de casos de câncer realizado na Chapada do Apodi, Ceará.
http://globotv.globo.com/rede- globo/globo-rural/v/ pesquisadores-investigam-a- relacao-entre-os-agrotoxicos- e-a-saude-no-ceara/2382755/
http://globotv.globo.com/rede-
Para ler mais notícias do Globo Rural, clique em g1.globo.com/globorural. Siga também o Globo Rural no Facebook e por RSS.
Assinar:
Postagens (Atom)