sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

SIMPLESMENTE ARROZ INTEGRAL

COISAS QUE NINGUÉM ENSINA
FAZER USO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS, NÃO CUSTA TÃO CARO , E É TUDO DE BOM!

OS SEGREDOS DO ARROZ INTEGRAL

Até porque, arroz não é segredo para ninguém. Entretanto, podemos facilitar nossa vida, não se estressando na hora de fazer o arroz, que é muito simples, rápido e prático. Abaixo o passo-a-passo do alimento que vai revolucionar nossa cozinha e desmetificar com relação a dificuldade de fazer o arroz.  Repare que o arroz vai ser feito sem muitas delongas, pois no futuro, ele vai se transformar em diversos outros pratos.

As etapas são as seguintes:
1- escolha o arroz;
2- lave o arroz:
3- coloque o arroz lavado e escorrido em uma panela, com o dobro da quantidde de água, ou seja: 1 xícara de arroz, para 2 xícaras de água;
4- coloque o sal marinho a gosto;
5- leve ao fogo alto até ferver e, depois de fervido abaixo o fogo e deixo cozinhar com a panela tampada. Gosto de usar uma peça que é usada para aquecer comida, coloco em baixo da panela e deixo até o arroz cozinhar, por cerca de 40 minutos a 1 hora, vai depender da panela e do fogo, lembrando que quanto mais baixo o fogo, melhor. Depois desse tempo, o arroz estará cozido e muito bom.

Para fazer o arroz abaixo, usei o arroz cateto integral orgânico Mano Velho.


Lavei muito bem o arroz.

Troquei a água umas 4 vezes, até não ter nenhum resíduo de pó ou sujeira.
Abaixo escorri o excesso de água em uma peneira.

      Abaixo coloquei sal a gosto. Como fiz o pacote inteiro de arroz de 1kg, para meu paladar usei cerca de 2 colheres de chá, não muito cheias.


 Para 1kg de arroz, coloquei 2 litros de água. Repare que em tempo algum usei óleo, pois não refoguei o arroz. Caso queira refogar, pode reforgar, mas lembre-se que o óleo aquecido não é nem um pouco saudável, além de não ser necessário para o arroz ficar soltinho. Quem quiser, pode colocar alho socado e cebola cortadinha no momento abaixo.

 A água do arroz entrou em ebulição. Baixo o fogo o máximo que der. Costumo usar uma peça para aquecer alimentos na panela, para manter a temperatura um pouco mais baixa, para um cozimento bem lento.

 A peça abaixo, caso alguém se interesse, pode ser adquirida em qualquer feira, em locais que vendem ferragens, em algumas lojas de utensílios domésticos, etc.




 Fervendo a água, mantenha a panela tampada e o fogo bem baixo.

O arroz quase pronto abaixo. 
 Estou apenas olhando se a água está quase seca.
 Aqui a água do arroz secou e o mesmo está soltinho, sem precisar refogar o arroz em óleo.

No próximo passo, vou ensinar a fazer uma  "Salada Inteligente" e diversas outras receitas com o arroz que acabei de cozinhar. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger