Google+ Followers

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Agrotóxicos e a Saúde





PESQUISADORES INVESTIGAM A RELAÇÃO

ENTRE O AGROTÓXICO E A SAÚDE



Objetivo é descobrir a incidência de casos de câncer na Chapada do Apodi.
Cientistas alertam sobre os riscos dos produtos para a saúde.

Do Globo Rural
1 comentário
Os agrotóxicos fazem parte hoje do pacote tecnológico usado na maioria das propriedades rurais brasileiras. Com o crescimento da agricultura, na última década, a venda destes produtos no país cresceu 190%, situação que vem preocupando os profissionais da saúde.
A Abrasco, Associação Brasileira de Saúde Coletiva, publicou um dossiê que reúne os resultados de diversas pesquisas feitas em diversas regiões do Brasil avaliando os efeitos dos agrotóxicos sobre o meio ambiente e a saúde das pessoas.
"Nós identificamos agrotóxico em leite materno, em água de chuva, nas urinas dos professores das escolas rurais. De um modo geral, em torno de 30% dos alimentos que o brasileiro consome não estão adequados para consumo humano", explica o biólogo Fernando Carneiro, professor de saúde coletiva da Universidade de Brasília e membro da Abrasco, que reuniu as informações do dossiê.
O dossiê aponta que 14 agrotóxicos vendidos no Brasil já estão proibidos em outros países porque são suspeitos de causar danos neurológicos, mutação de gens e câncer.
Assista ao vídeo com a reportagem completa e conheça uma das pesquisas que fazem parte do dossiê, um trabalho que relaciona o uso de agrotóxicos com a contaminação da água e o aumento do número de casos de câncer realizado na Chapada do Apodi, Ceará.


http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-rural/v/pesquisadores-investigam-a-relacao-entre-os-agrotoxicos-e-a-saude-no-ceara/2382755/


Para ler mais notícias do Globo Rural, clique em g1.globo.com/globorural. Siga também o Globo Rural no Facebook e por RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário